Pesando apenas 600 kg, a espaçonave israelense, desenvolvida pela empresa sem fins lucrativos SpaceIL, pode se tornar o menor veículo não tripulado da história a realizar uma missão de pouso lunar.
Israel anunciou planos para enviar uma missão não tripulada à Lua em dezembro de 2018, com uma espaçonave a ser lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, em um foguete Falcon 9 construído pela empresa Elon Musk SpaceX.
O projeto, que foi iniciado pela estatal Israel Aerospace Industries Ltd. e pela organização sem fins lucrativos SpaceIL, pretende permitir que Israel se torne o quarto país do mundo a cumprir uma missão lunar depois da Rússia, dos Estados Unidos e da China.
“Estou orgulhoso de que a primeira espaçonave israelense, que está em fase final de construção e testes, esteja em breve chegando à Lua”, disse Morris Kahn, presidente da SpaceIL e fundador da empresa israelense de tecnologia de comunicações e mídia Amdocs Ltda.
Quando aterrissar na Lua em 13 de fevereiro de 2019, a espaçonave SpaceIL de 580 kg deverá pesar apenas 180 kg após queimar a maior parte de seu combustível.
VEJA MAIS:
– Curta a página da W Rádio Brasil no Facebook!
– Depois de criticar Alemanha, Trump muda de tom durante encontro com Merkel
– México: 520 políticos e funcionários públicos foram assassinados durante campanha eleitoral
A missão do veículo incluirá explorar o campo magnético da Lua, bem como fazer fotos e vídeos do local de pouso da embarcação.
Com 1,5 metro de altura e dois metros de diâmetro, a espaçonave é capaz de atingir uma velocidade máxima de mais de 10 quilômetros por segundo.