As queixas dos consumidores contra as agências de viagens cresceram mais de 10% nos primeiros oito meses do ano em relação ao mesmo período do ano passado.
O levantamento foi feito pelo site Reclame Aqui e mostra que mais de 25 mil pessoas registraram queixas contra agências de viagem no período de janeiro a agosto deste ano.
As reclamações estão relacionadas principalmente ao cancelamento da compra de passagens, cobrança indevida, valor abusivo e devolução do dinheiro.
Algumas agências de Turismo recusam a cancelar a compra e devolver o dinheiro em caso de arrependimento, o que vai contra o Código de Defesa do Consumidor.
Segundo a advogada Lívia Coelho, as agências de viagem devem seguir o código e cancelar a compra, mesmo em caso de arrependimento.
“O consumidor tem o direito ao cancelamento, além disso, as compras feitas online, por exemplo, tem o prazo de 7 dias para arrependimento”, disse ela.
Vale lembar que, em caso de cancelamento, as empresas aéreas estão autorizadas a cobrar uma multa que pode variar de 5% a 10% do valor da passagem.