Os produtos natalinos à venda nos comércios estão na mira da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins. Estão nesta lista os itens embalados e medidos sem a presença do consumidor, ou seja, os pré-medidos.
A ideia é verificar a pesagem de produtos como panetones, petiscos e vinhos.
A Operação Natal acontece de forma aleatória na capital, Palmas, e em Araguaína e conta com o apoio do Inmetro.
A primeira ação aconteceu no final de novembro com a visita aos estabelecimentos comerciais.
Os fiscais da Metrologia Estadual recolheram produtos das diversas marcas ofertadas ao consumidor; sendo 13 unidades de cada produto para os testes laboratoriais. Vale ressaltar que o fabricante é informado por carta e pode acompanhar a análise, caso tenha interesse.
Foram recolhidos 416 objetos em três supermercados da capital e em um estabelecimento de Araguaína.
Os testes acontecem nos dias 11 e 12 de dezembro em Palmas. Após finalizar o processo, o fabricante pode retirar os produtos para reembalagem e reinserção no mercado ou podem ser doados para as instituições sociais atendidas pela Secretaria do Trabalho e Ação Social.
De acordo com a Agência de Metrologia, o trabalho é rotineiro, mas neste período se voltam aos produtos natalinos por causa da grande oferta no mercado.
Na próxima semana, será a vez de se testar a qualidade das bicicletas infantis, brinquedos e luminárias tipo pisca-piscas.
A dica é: caso o consumidor desconfie de irregularidades nos produtos entre em contato com a Agência de Metrologia pelo 162. O atendimento acontece de segunda a sexta das 8h às 13h. Outra possibilidade é enviar e-mail para [email protected]
Comentários recentes