O corpo humano é um dos maiores mistérios da vida, não é mesmo? Cada parte dele tem funções que são intensamente estudadas por profissionais da ciência e ainda assim conseguimos sempre nos surpreender.
Entre uma das dúvidas que, talvez, alguns de nós já tenhamos tido está o barulho que é feito quando estalamos os dedos, por exemplo.
Para essa questão, o site Superinteressante apontou seguinte explicação: há uma cavidade no ponto em que dois ossos quaisquer se encontram. E essa cavidade é preenchida por uma substância viscosa, o líquido sinovial. Quando você faz algum movimento brusco – como dobrar os dedos das mãos para trás – você aumenta o espaço livre dentro da junta, mas a quantidade de líquido sinovial continua igual. E aí surge uma bolha.
Em estudos realizados na Universidade de Alberta, no Canadá, foi pedido para voluntários estalarem os dedos dentro de uma máquina de ressonância magnética. E concluíram depois de análises cuidadosas que o ruído é culpa da formação das bolhas.
Entretanto, estudos feitos um pouco depois por Vineeth Suja, ex-aluno da École polytechnique de Palaiseau, na França, concluíram que os estalos ainda ficarão sem resposta por um tempo já que os ruídos da formação da bolha não se assemelham a estalos. Como descobriram isso? O professor de biomecânica, Abdul Barakat, colocou uma equipe para comparar gravações de estalos reais com a assinatura sonora que seria esperada do estouro da bolha segundo o modelo matemático. E assim foi descoberto que a formação não gera som alto suficiente.