Seu cabelo anda sem vida, opaco e quebradiço? Confira as dicas abaixo, reunidas pela revista “Women’s Health UK2”, que podem ajudar tanto quem tem cabelo com química, como quem tem cabelos naturais.
1- Use os elásticos de cabelo mais indicados – Ao final do dia, quando desmancha o rabo-de-cavalo, é comum partir cabelos. Tal acontece na hora em que puxa o elástico, algo que pode contornar ao evitar elásticos de borracha. Idealmente, opte antes por molas ou clipes para o cabelo.
2- Tenha atenção ao pentear – Na hora de escovar, lembre-se que os fios de cabelo são elásticos, por isso, ao pentear com força está inevitavelmente a quebrar o cabelo. Faça-o com delicadeza, principalmente quando o cabelo está seco e acabado de sair da cama.
3- Visite o seu cabeleireiro – Não há dicas que o levem a prescindir de cortar as pontas de quando em vez. Pense que as pontas do seu cabelo têm cerca de três anos, pelo que é normal que partam e precisem de ser eliminadas.
4- Nutra o cabelo com suplementos – Há casos em que o cabelo está muito seco e danificado, sendo a solução tratá-lo ‘de dentro para fora’. Procure por suplementos capilares que nutram.
5- Procure alimentos que favoreçam o crescimento do cabelo – Alimentos ricos em ferro e em vitamina D são os melhores aliados de um cabelo forte e saudável.
6- Não lave o cabelo todos os dias – Lavar o cabelo diariamente impede a produção de óleos naturais, o que o deixa demasiado seco.
7- Se tem cabelo seco, invista neste cuidado extra – Repor os óleos e a hidratação do cabelo são pontos principais para quem tem cabelo seco. Procure produtos em salões ou lojas especializadas para cabelos, e tenha em atenção um único fator: quanto mais natural, melhor.
8- Para cabelos pintados, use produtos específicos – Se vai pintar pela primeira vez, consulte-se primeiro com um especialista – nada como conhecer os produtos que vai aplicar nos seus cabelos. Um cabelo pintado é algo constante, não uma mudança que é feita em duas horas no cabeleireiro e já está. Pelo contrário, importa que use produtos de limpeza específicos para manter uma cor saudável e bonita.
9- Proteja o cabelo da exposição solar – O sol pode causar tantos danos ao cabelo como à pele, merecendo por isso a mesma atenção e cuidado.
10- Prepare o seu cabelo para o calor e produtos químicos – Pode não fazer parte do seu dia a dia (e ainda bem) mas todos temos alturas em que um penteado específico pede laquê, placas de cerâmica ou outro aspecto prejudicial para o cabelo. Antes de pentear, prepare o cabelo com spray protetor de calor ou outro tratamento de cuidado capilar que o proteja dos químicos.
11- Esqueça os químicos para dar volume ao cabelo – Um dos problemas para quem tem cabelo muito fino é a falta de volume. O erro está nos produtos frequentemente escolhidos para o contrariar, mas há formas bem simples de conseguir algum volume: basta não aplicar amaciador na raiz do cabelo.
12- Não escolha produtos baratos – Investir em produtos especializados, que inevitavelmente acabam por ser mais caros, devido aos ingredientes mais cuidados que contêm, mas que valem a pena na hora de garantir um cabelo saudável.
13- Use óleos ayurvedicos – A medicina ayurvedica baseia-se num sistema de tratamento natural e tradicional. Os óleos desta medicina estimulam o crescimento e ajudam a um aspecto mais hidratado.