Aquela frase “a gente é o que a gente come” é bem clichê, mas em alguns casos faz todo sentido. Um deles é a forma como a alimentação pode influenciar na saúde na nossa pele.
Simples mudanças de hábitos podem impactar positivamente, caso o objetivo seja ter uma pele bonita e saudável, sem problemas de saúde.
A priori, antes de qualquer mudança é bom ter em mente que quanto mais natural for os alimentos, melhor. Ou seja, evitar processamentos.
Veja abaixo 5 dicas:
1. Evite frituras
Por mais convidativas e práticas que sejam, comê-las em excesso traz consequências visíveis para a pele, como aumenta de oleosidade, que consecutivamente resulta em acnes e cravos.
2. Beba muita água
Água é vida e por que não dizer também que é beleza? Uma pele bonita requer muita hidratação. O ser humano deve ingerir 1,5 a 2 litros de água por dia. Ao beber água estamos hidratando a pele de dentro pra fora e, consequentemente, retardando o envelhecimento.
3. Consuma alimentos que contêm Vitamina A, C, D e E
Outra dica para evitar o envelhecimento da pele, é regar o seu cardápio com alimentos ricos em vitamina A, C, D e E. A vitamina A pode ser encontrada em vegetais da cor amarela, vermelha e laranja como manga, morango e cenoura. A vitamina C está presente em muitas frutas como abacaxi, laranja, limão, acerola, tomate, goiaba, kiwi, caju, tangerina e nos vegetais da cor verde-escuro como espinafre, brócolis, rúcula, agrião e couve. A vitamina D é obtida principalmente na exposição ao sol, mas também está presente no ovo e nos peixes de água fria como bacalhau e sardinha. Já a vitamina E, pode ser encontrada nos óleos vegetais, lácteos integrais e também nos ovos.
Veja também:
Parada LGBTS em Brasília tem como foco a participação nas eleições
Ligação para prevenção ao suicídio passa a ser gratuita em todo o país
4. Evite o consumo do álcool
Beber para esquecer dos problemas é bom né? Mas cuidado se isso for algo feito praticamente todo dia. O álcool age na contramão de tudo o que a pele precisa. Além de deixá-la desidratada, já foi comprovado que o consumo em excesso causa flacidez e enfraquece o sistema imunológico, propiciando o surgimento de doenças como rosácea, alergias e outras dermatites.
5. Reduza o açúcar
Além de ser muito calórico e não conter nutrientes, o açúcar dificulta a produção do colágeno e elastina e aumenta a flacidez da pele.