Os suplementos vitamínicos e minerais mais consumidos não proporcionam os benefícios à saúde, sugere um novo estudo conduzido por pesquisadores do Hospital St. Michael e da Universidade de Toronto.
Publicado no Journal of American College of Cardiology, os estudos constataram que multivitamínicos, vitamina D, cálcio e vitamina C – os suplementos mais comuns – não apresentaram vantagem ou risco adicional na prevenção de doença cardiovascular, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou morte prematura.
Geralmente, suplementos vitamínicos e minerais são adicionados aos nutrientes encontrados nos alimentos.
VEJA MAIS:
– Novo recurso do WhatsApp vai agradar quem gosta de compartilhar fotos
– Governo corta incentivos para compensar perda de receita com diesel
“Ficamos surpresos ao descobrir tão poucos efeitos positivos dos suplementos mais comuns que as pessoas consomem”, disse o Dr. David Jenkins.
“Nossa revisão descobriu que, se você quiser tomar multivitamínicos, vitamina D, cálcio ou vitamina C, não causará nenhum dano – mas também não há vantagem aparente”, completou.
O estudo descobriu que o ácido fólico sozinho e as vitaminas do complexo B com ácido fólico podem reduzir as doenças cardiovasculares e o derrame. Enquanto isso, a niacina e os antioxidantes mostraram um efeito muito pequeno que pode significar um aumento do risco de morte por qualquer causa.
“Essas descobertas sugerem que as pessoas devem estar conscientes dos suplementos que estão tomando e garantir que sejam aplicáveis às deficiências específicas de vitaminas ou minerais que foram aconselhadas por seus profissionais de saúde”, disse o Dr. Jenkins.
Sua equipe revisou os dados do suplemento que incluíram A, B1, B2, B3 (niacina), B6, B9 (ácido fólico), C, D e E; e -caroteno; cálcio; ferro; zinco; magnésio; e selênio. O termo “multivitamínico” nesta revisão foi usado para descrever suplementos que incluem a maioria das vitaminas e minerais, ao invés de alguns poucos.
“Na ausência de dados positivos significativos – além da redução do potencial de ácido fólico no risco de derrame e doença cardíaca – é mais benéfico confiar em uma dieta saudável para obter o seu preenchimento de vitaminas e minerais”, disse o Dr. Jenkins.
“Até agora, nenhuma pesquisa sobre suplementos nos mostrou algo melhor do que porções saudáveis de alimentos vegetais menos processados, incluindo vegetais, frutas e nozes”.