A Estrela da Morte de Star Wars realmente existe e está na nossa galáxia! Trata-se da gigante cratera Odysseus em Tétis, a lua gelada de Saturno. A cratera tem aproximadamente 450 quilômetros de largura e um anel marcado por abismos íngremes e montanhas que se elevam em seu centro.
A foto foi capturada em 17 de agosto de 2015, e combina várias imagens tiradas com a câmera da sonda espacial Cassini, antes de finalizar sua missão e colidir com a superfície de Saturno. As fotos foram tiradas a uma distância de aproximadamente 44.500 quilômetros de Tétis.
Segundo a NASA, Tétis tem duas características importantes: uma cratera de impacto gigante e um grande vale.
VEJA MAIS:
– Passar muito tempo no Pornhub pode detonar a sua saúde sexual
– Copa 2018 | Judiciário vai reduzir expediente em dias de jogos do Brasil
“Tal impacto poderia ter destruído um corpo sólido, o que sugere que a composição interna de Tétis estava parcialmente fundida quando isso ocorreu”, disse a NASA. A borda da cratera e o pico central colapsaram em grande parte, deixando uma cratera superficial, e isso também sugere um terreno elástico o suficiente para mudar de forma.
Saturn’s icy moon Tethys’ striking impact crater, dubbed Odysseus after the hero of Homer's epic poem, was captured by @CassiniSaturn on Aug. 17, 2015…before the end of the spacecraft's epic journey: https://t.co/weayQiJ8fC pic.twitter.com/mJQRNqtC4M
— NASA (@NASA) June 5, 2018
A segunda característica principal da Lua, um vale chamado Ithaca Chasma (em homenagem ao país governado por Odysseus), estende-se aproximadamente do polo norte ao polo sul de Tétis. Tem 100 quilômetros de largura, entre três e cinco quilômetros de profundidade e se estende por 2.000 quilômetros. Tétis é apenas uma das 53 luas designadas que são conhecidas por girar em torno de Saturno. Com informações da Sputnik Brasil.