Um grupo de cientistas da Escola de Gestão Stevens, EUA, sob a chefia do professor Feng Mai, descobriu que alguns comentários e publicações nas redes sociais podem aumentar o preço do bitcoin em dezenas de vezes, informa a revista The Journal of Management Information Systems.
Para chegar a tal conclusão, os cientistas coletaram e analisaram os comentários dos internautas durante dois anos no fórum mais popular sobre o bitcoin- o Bitcointalk, bem como mais de 3,4 milhões de publicações no Twitter, em que essa criptomoeda foi mencionada.
Eles dividiram os comentários em negativos e positivos, bem como separaram os internautas em dois grupos. O primeiro grupo incluía aqueles usuários que participavam ativamente da discussão sobre o bitcoin, o outro grupo se chamava de “maioria silenciosa” e abrangia as pessoas que raramente mencionavam o bitcoin.
VEJA MAIS:
– Preço médio da gasolina cai pela terceira semana no país, diz ANP
– Comissão da Câmara aprova projeto que flexibiliza uso de agrotóxico
Como resultado, os cientistas estabeleceram que quaisquer comentários e tweets dos internautas muito ativos quase não influenciaram o aumento do preço do bitcoin, mas que palavras positivas da “maioria silenciosa” aumentaram o preço da criptomoeda em dezenas de vezes.
Conforme Feng Mai, a “maioria silenciosa” são as pessoas influentes que gerem o preço do bitcoin, e os investidores na criptomoeda estão a par disso.