O cérebro é um órgão fascinante que ainda guarda muitos mistérios para a ciência.
Você sabia que o cérebro humano continua afiado até os 60 anos? Essa é uma das descobertas de um estudo publicado na revista Nature Human Behaviour, que analisou a velocidade de tomada de decisão de mais de um milhão de pessoas entre 10 e 80 anos.
Os pesquisadores da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, usaram uma tarefa online para medir o tempo que os participantes levavam para classificar imagens como boas ou ruins.
Eles descobriram que a velocidade mental não começou a diminuir até os 60 anos, mas a cautela nas decisões aumentou com a idade.
Outro estudo publicado na revista Nature abordou os possíveis efeitos de longo prazo da pandemia sobre o cérebro. Os cientistas estão interessados em monitorar se a covid-19 também ocasionará aumento da taxa de casos de Parkinson nas próximas décadas, como já foi observado em outras pandemias causadas por vírus que podem invadir o tecido cerebral. Além disso, eles alertam para as consequências neurológicas da covid-19 em alguns pacientes recuperados, como perda dos sentidos do olfato e do paladar, confusão mental, depressão e ansiedade.
Esses são apenas alguns exemplos dos artigos sobre o cérebro publicados na Revista Nature, uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo.
A página da Revista Nature que lista os artigos mais recentes sobre diversos temas científicos é uma ótima fonte de informação para quem se interessa por ciência. Nessa página, você pode encontrar artigos sobre o cérebro publicados na revista ou em outras fontes confiáveis.
Colabore conosco para uma internet sem desinformação. Viu algum erro? Avise!
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]