O etanol é um combustível renovável e menos poluente que a gasolina, mas também gera algumas dúvidas nos motoristas. Neste post, vamos esclarecer alguns mitos e verdades sobre o uso de etanol no carro.
Mito: O etanol danifica o motor do carro.
Verdade: O etanol não prejudica o motor do carro, desde que ele seja adequado para esse tipo de combustível. Os carros flex, por exemplo, podem usar tanto etanol quanto gasolina sem problemas. Já os carros a gasolina precisam de uma adaptação para usar etanol, como a instalação de um kit gás.
Mito: O etanol rende menos que a gasolina.
Verdade: O etanol tem um poder calorífico menor que a gasolina, ou seja, ele gera menos energia por litro. Por isso, o consumo de etanol é maior que o de gasolina. No entanto, isso não significa que o etanol seja menos vantajoso. Para saber qual combustível é mais econômico, é preciso fazer uma conta simples: dividir o preço do etanol pelo preço da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, o etanol é mais vantajoso. Se for maior que 0,7, a gasolina é mais vantajosa.
Mito: O etanol é mais limpo que a gasolina.
Verdade: O etanol é um combustível de origem vegetal, que emite menos gases de efeito estufa que a gasolina. Além disso, o etanol contribui para a redução da dependência do petróleo e para a diversificação da matriz energética brasileira. No entanto, o etanol também tem impactos ambientais negativos, como o uso de água e de agrotóxicos na produção da cana-de-açúcar, a emissão de poluentes na queima da palha e a ocupação de áreas de vegetação nativa.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!