James Edwin Webb foi um administrador da NASA na década de 1960, que liderou a agência espacial no programa Apollo, que tinha o objetivo de levar pessoas à Lua.
Embora não fosse um cientista ou engenheiro, ele foi uma influência na ciência espacial. Webb acreditava que a NASA tinha que equilibrar o voo espacial humano e a ciência, pois essa combinação serviria como um catalisador para fortalecer as universidades e a indústria aeroespacial do país.
Durante sua gestão, a NASA investiu no desenvolvimento de sondas espaciais robóticas, que exploraram o ambiente lunar para que os astronautas pudessem fazer isso mais tarde, e enviou sondas científicas para Marte e Vênus, dando aos americanos sua primeira visão da estranha paisagem do espaço sideral. Webb também escreveu, já em 1965, que um grande telescópio espacial, então conhecido como Large Space Telescope, deveria se tornar um grande esforço da NASA. Webb se aposentou da NASA em 1968, poucos meses antes do primeiro pouso na Lua em julho de 1969.
Em sua homenagem, a NASA batizou o sucessor do Telescópio Espacial Hubble de Telescópio Espacial James Webb, que foi lançado em 2021 e projetado para estudar as origens do universo.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!
Veja também:
- Novo medicamento pode ser a chave para a cura do AlzheimerO Alzheimer é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e ainda não há cura nem um tratamento eficaz. Mas um novo medicamento está trazendo esperança para muitas famílias que enfrentam essa dura realidade.
- Pesquisadores criam IA que sente superfícies e identifica texturas sem tocá-lasA Inteligência Artificial (IA) está se tornando cada vez mais presente no nosso dia a dia. Ela já é capaz de ver, conversar, calcular e até criar obras de arte.
- Meteorito marciano encontrado na Terra revela história de água em MarteUm meteorito vindo de Marte, chamado Lafayette, tem ajudado os cientistas a entender a história do Planeta Vermelho.
- O que o novo estudo da Hidroxicloroquina para COVID-19 realmente revelouRecentemente, o estudo “COPCOV” publicado na PLOS Medicine trouxe a hidroxicloroquina de volta ao debate sobre a COVID-19. Embora algumas interpretações tenham sugerido que a pesquisa comprovaria a eficácia do medicamento, uma análise cuidadosa revela que não é bem assim.