A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (19) que vai reduzir em 7,1% o preço do gás natural vendido para as distribuidoras, a partir de 1 de agosto.
Segundo a empresa, o reajuste reflete as variações do petróleo Brent e da taxa de câmbio no trimestre anterior, que tiveram queda e apreciação, respectivamente.
O preço do gás natural é um dos componentes da tarifa de energia elétrica, já que parte das usinas térmicas utiliza esse combustível para gerar eletricidade. Além disso, o gás natural é usado em diversos setores da economia, como indústria, comércio, residencial e automotivo.
A Petrobras informou que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da empresa, mas também pelo portfólio de suprimento das distribuidoras e pelas margens de comercialização. A empresa destacou ainda que os tributos federais e estaduais também influenciam na composição do preço final ao consumidor.
As tarifas ao consumidor são aprovadas pelas agências reguladoras estaduais, conforme a legislação e regulação específicas. A Petrobras disse que mantém o seu compromisso com a transparência e a periodicidade na revisão dos preços do gás natural, que ocorre a cada três meses.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!