A Receita Federal liberou nesta terça-feira (25) a consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2023. O lote contempla também restituições residuais de exercícios anteriores, desde 2008.
O crédito bancário para 5.632.036 contribuintes será realizado no dia 31 de julho, no valor total de RS 7,5 bilhões.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet ou o aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones. Na consulta, é possível verificar o status da declaração e a data prevista para o depósito da restituição.
A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Caso o contribuinte não faça o resgate nesse prazo, deverá requerer o valor no Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. Caso a restituição não seja depositada na conta informada na declaração, o contribuinte poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.
A Receita Federal lembra que não envia e-mails, SMS ou telefonemas solicitando dados pessoais ou bancários dos contribuintes. Qualquer comunicação dessa natureza deve ser ignorada, pois pode se tratar de uma tentativa de fraude.
O próximo lote de restituição do IRPF 2023 está previsto para ser liberado em 31 de agosto. A Receita Federal irá pagar cinco lotes neste ano, sendo o último em 30 de setembro. O cronograma foi reduzido em relação aos anos anteriores, quando eram pagos sete lotes.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!