Cientistas da Universidade de Cambridge fizeram uma descoberta espacial que pode mudar nossa compreensão sobre planetas distantes.
A cerca de 70 anos-luz de distância, existe um planeta que pode ser inteiramente coberto por água. No entanto, não é um oceano comum como os da Terra. Os astrônomos sugerem que esse oceano planetário pode estar fervendo, com temperaturas que alcançam o ponto de ebulição da água, ou seja, 100 graus Celsius.
O planeta, chamado TOI-270 d, faz parte de um sistema que inclui uma estrela anã vermelha e três exoplanetas. Os dados analisados indicam que TOI-270 d poderia ser um mundo “Hycean”, que é um tipo de planeta com um grande oceano e uma atmosfera rica em hidrogênio.
No entanto, há debates entre os cientistas sobre a verdadeira natureza desse planeta. Alguns acreditam que ele possa ter uma superfície rochosa e estar coberto por uma atmosfera densa de vapor superaquecido e hidrogênio.
Essa descoberta é um exemplo do progresso que fizemos na pesquisa de exoplanetas, que são planetas fora do nosso sistema solar. Desde a primeira detecção de um exoplaneta em 1992, já descobrimos milhares deles. E com cada nova descoberta, nos perguntamos: será que encontraremos um planeta tão acolhedor quanto o nosso?