O Estado adotou o uso de queimadas controladas nos parques estaduais durante o primeiro semestre, aproveitando a vegetação mais úmida para facilitar o controle do fogo.
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) promove ações de Manejo Integrado do Fogo nas Unidades de Conservação (UCs) mineiras, incluindo preparação, prevenção, supressão e uso do fogo como ferramenta para prevenir incêndios de grandes proporções.
O Manejo Integrado do Fogo leva em conta a dependência evolutiva do fogo nos biomas, adotando medidas prévias de proteção dos recursos hídricos, da fauna e da flora. Parques estaduais como Rio Preto e Biribiri executaram queimas prescritas, planejando de forma integrada e trabalhando conjuntamente no manejo do fogo.
O Parque Estadual Serra do Intendente foi uma das primeiras unidades a usar o fogo preventivamente em Minas. A técnica de mosaicos, fazendo rotações das áreas queimadas, foi replicada para dentro do parque, resultando em uma prática de rotina que aproximou a unidade dos moradores.
Fonte: Link 1, Link 2.