Os cientistas estão avançando no entendimento das Explosões Rápidas de Rádio (FRBs), fenômenos energéticos espaciais de curta duração. Essas explosões, que são intensas rajadas de ondas de rádio, têm intrigado a comunidade científica desde sua primeira detecção em 2007.
Eles descobriram que a luz que vem dessas explosões pode nos ajudar a entender melhor de onde elas vêm. Um grupo de astrônomos da Universidade de Toronto fez uma pesquisa importante. Eles olharam para a luz de 128 FRBs diferentes e descobriram que elas parecem vir de lugares no espaço parecidos com a nossa galáxia, a Via Láctea. Isso é diferente do que pensávamos antes, porque achávamos que essas explosões vinham de lugares com muita densidade e campos magnéticos fortes.
O interessante é que a maioria das FRBs não se repete, e o equipamento que eles usaram, chamado CHIME, é muito bom em encontrar tanto as FRBs que se repetem quanto as que não se repetem. Ayush Pandhi, um estudante de doutorado, disse que essa pesquisa é importante para entendermos melhor as FRBs.
As FRBs são rajadas muito fortes de energia e foram descobertas pela primeira vez em 2007. Já encontramos mais de mil delas, mas os cientistas ainda estão tentando descobrir exatamente o que as causa.