A Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres da Guatemala (Conred) declarou alerta máximo devido ao aumento da fase eruptiva do vulcão de Fuego (Fogo), que em junho desse ano causou quase 200 mortes.
O vulcão de Fuego entrou em erupção no sul do país guatemalteco. Trata-se da quinta fase eruptiva do vulcão somente neste ano.
Fuerte erupción del Volcán de Fuego, hay ríos de lava en todas direcciones, se escuchan fuertes retunvos, no a dejado de lanzar material en ningún momento @prensa_libre @Guatevision_tv pic.twitter.com/DQi8ZydsRR
— Carlos Paredes (@paredesclo_PL) November 19, 2018
A coluna de fumaça e cinzas atingiu 5.200 metros de altura acima do nível do mar e alcançou cerca de 30 km de distância e, tudo isso, acompanhado por níveis de explosões moderados a fortes, comunicou o Instituto de Vulcanologia.
“A Conred declarou alerta vermelho e ativou o Centro de Operações de Emergência (COE) […] para coordenar ações de resposta perante a atividade do vulcão de Fuego”, escreveu a entidade no Twitter.
Así se observa la 5ta erupción del volcán de Fuego en el año 2018. Vista desde la zona 1 de la Ciudad de Guatemala.
La fuente de lava alcanza alturas de 600m sobre el cráter, los balísticos alturas de 800m que bañan el contorno volcánico, flujo de lava en barranca Ceniza de 2500m pic.twitter.com/3MrWGO7de7— Javier Juárez (@PanchoJJuarez) November 19, 2018
As autoridades guatemaltecas recomendaram evacuação à população dos povoados próximos à zona vulcânica, pois existe o perigo de fluxos repentinos de lava e piroclásticos, que poderiam tomar qualquer direção.
O vulcão de Fuego, de 3.763 metros de altura, está localizado 35 km ao sudoeste da Cidade da Guatemala, sendo um dos vulcões mais ativos da América Central. Pelo menos 190 pessoas faleceram e 240 estão desaparecidas por causa da erupção que ocorreu no início de junho.
Por Sputnik Brasil.