Um fotógrafo profissional especializado em retratar fenômenos astronômicos no céu noturno fotografou um cometa, um meteoro, uma nebulosa e as Plêiades em uma única imagem panorâmica que foi publicada na segunda-feira (11) no portal Space.com.
A cena cósmica é composta por três fotografias captadas no dia 15 de dezembro por Miguel Claro a partir do Observatório Cumeada na reserva Dark Sky Alqueva, em Portugal.
Naquele dia, o pequeno cometa 46P/Wirtanen – que na imagem aparece como um ponto verde azulado perto da margem esquerda – fez uma abordagem histórica ao nosso planeta, aproximando-se a apenas 11,5 milhões de quilômetros de distância.
A Comet, Meteor, Nebula and the Pleiades Combine into One Epic Space Photo https://t.co/az51PKAImR pic.twitter.com/7l6QtqXJle
— SPACE.com (@SPACEdotcom) February 11, 2019
“Isso foi o mais próximo que o cometa Wirtanen chegou da Terra em séculos e o mais próximo que o fará nos próximos séculos”, disse Paul Chodas, chefe do Centro para o Estudo de Objetos Próximos à Terra da NASA.
Mais ao centro na foto pode ser visto um aglomerado estelar de jovens estrelas quentes conhecidas como as Plêiades, ou as Sete Irmãs, enquanto no canto direito se vê a nebulosa NGC 1499 em tons avermelhados, que devido à sua forma é também denominada de nebulosa da Califórnia.
Ao mesmo tempo, um meteoro das Gemínidas – uma chuva de estrelas visíveis a olho nu todo mês de dezembro – cruzava o céu deixando um rastro de fumaça que não passou despercebido pelas lentes sensíveis da câmera.