Segundo a mídia, fontes anônimas e documentos fornecidos por elas indicariam que a Huawei teria colaborado com a Panda International Information Technology em vários projetos por pelo menos oito anos e a tem usado como canal para fornecer à Coreia do Norte equipamentos para lançar a rede Koryolink.
Segundo as fontes, os trabalhadores das duas empresas trabalhavam em conjunto a partir de um hotel de baixo custo em Pyongyang.
Os documentos fornecidos à publicação pelas fontes mostram que a Huawei esteve envolvida na integração da rede e no fornecimento de serviços de software, bem como em pelo menos um projeto de expansão da Koryolink.
Um dos funcionários da Huawei disse ao jornal que em 2012 e 2013 ele trabalhou no sistema automatizado de chamadas de resposta para a Koryolink, uma das várias melhorias propostas pela empresa à Coreia do Norte.
Alegadas ligações contra Coreia do Norte
De acordo com a fonte, a Koryolink, que foi estabelecida em 2008, agora está trabalhando com equipamentos desatualizados, já que a Huawei não fornece mais atualizações e manutenção.
“Todas juntas, essas informações levantam a questão de saber se a Huawei, que usou tecnologias americanas em seus componentes, violou o controle sobre exportações dos EUA para entregar equipamentos à Coreia do Norte”, escreve a publicação.
A edição observa que o Departamento de Comércio dos EUA tem investigado as alegadas ligações entre a Huawei e a Coreia do Norte desde 2016, mas não as relacionou publicamente entre si. A Huawei disse em um comunicado que a empresa “não tem negócios” na Coreia do Norte, disse o jornal.
Acusações contra Huawei
A administração dos EUA acusa a Huawei de cooperar com os militares e os serviços secretos da China e de eventual vigilância sobre clientes.
Além disso, os EUA tentam convencer vários países para não usarem a infraestrutura e os equipamentos da Huawei na mudança para o padrão de telecomunicações móveis 5G.
Em maio, o Departamento de Comércio dos EUA colocou a Huawei na lista negra, o que impede a empresa de comprar componentes e tecnologias de fabricantes dos EUA. A Huawei também está na lista de empresas que estão proibidas de fazer negócios com empresas americanas sem as devidas licenças.