No último domingo (8), a febre amarela fez mais uma vítima no estado de São Paulo. Foram contabilizadas três mortes nos últimos dias e, apesar de todos os casos terem sido no município de Mairiporã e região, o governo optou por liberar a vacinação em todo o Estado.
Crianças a partir dos 9 meses de idade e adultos até 60 anos podem ir aos postos de saúde para a imunização contra a febre amarela. A vacina não é contraindicada para pessoas mais velhas, mas exige uma orientação médica. Isso porque ela possui um risco mínimo de causar efeitos colaterais graves.
O grupo de quem não deve se vacinar, a menos que tenha alguma indicação do médico, é composto por gestantes e mulheres que estão amamentando crianças com menos de 6 meses, alérgicos ao ovo, pessoas com imunidade baixa (portadores de HIV, por exemplo), transplantados ou pacientes submetidos à quimioterapia ou radioterapia.
Vale lembrar que além de vacinar, há outros métodos que ajudam a evitar as picadas do mosquito, como por exemplo passar repelente dia e noite.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma única dose da vacina para febre amarela já garante proteção contra a a doença para o resto da vida. Então, se você já tomou a vacina em algum momento da vida, basta apenas se lambuzar com repelente para evitar os zumbidos no ouvido.
Para mais informações, acesse o site SP+Saúde e saiba os locais onde tomar a vacina.