Se entupir de analgésicos, definitivamente, não é a forma mais eficaz de acabar com as dores. Ainda mais porque em alguns casos, é possível cuidar delas de uma forma mais saudável, evitando o consumo de remédios.
Pensando nisso, a enfermeira Cheryl Myers decidiu listar cinco remédios naturais capazes de atenuar ou até mesmo banir a sensação de dor. Veja:
Um deles é a cúrcuma, raiz rica em curcumina com alto poder anti-inflamatório e relaxante, sendo, por isso, ideal na hora de tratar a dor.
Outro listado é o óleo de menta, um dos mais eficazes para combater as dores de cabeça, especialmente aquelas que são causadas por tensão. Este óleo deve ser usado nas têmporas e na testa, bastando algumas gotas misturadas a um pouco de óleo de coco para que a eficácia seja notória.
o biofeedback é também um dos recursos na hora de dizer adeus à dor. Trata-se de uma ferramenta terapêutica que utiliza aparelhos com poder sensorial para emitir informações sobre a saúde da pessoa, permitindo, assim, uma auto-regulação e um maior controle sob o próprio corpo. Para a enfermeira, esta terapêutica é ainda eficaz no combate à ansiedade.
O uso de incensos pode ser também muito eficaz, especialmente se for combinado com extrato de curcumina. Segundo Cheryl Myers, esta é uma das soluções mais eficazes na hora de atenuar as dores nos joelhos causadas pela osteoporose, podendo ainda ajudar a obter resultados mais positivos do que aqueles que são alcançados quando se recorre a remédios.
Por fim está a acupuntura, uma terapia não convencional usada há milhares de anos. Vários estudos apontam esta técnica como uma das mais concretas no combate à dor, independentemente da região do corpo que afeta.