Depois que turistas fizeram filas de carros no acessos à Serra do Cipó, no início do feriado de Corpus Christi, uma ação popular com pedido liminar em caráter de urgência, pedindo o cancelamento da flexibilização, foi protocolado na Comarca de Jaboticatubas, responsável pela jurisdição de Santana do Riacho, onde ficam algumas das principais atrações turísticas da região.
Parte dos moradores quer que a visitação nesses locais seja interrompida, devido os riscos de propagação do novo coronavírus.
“Os turistas estão se aglomerando, não está sendo fiscalizado. Já fizemos fotos de restaurantes lotados e muitas pessoas sem máscaras. Também registramos a fila para a entrada na cidade”, disse a advogada Luana de Oliveira Ferrer de Souza, que move o processo.
“Compreendemos a dificuldade de todos os que precisam trabalhar. Porém, estamos no pico da COVID-19, e um plano de ação que envolvesse a comunidade deveria ter sido feito. Um planejamento de medidas e regras sanitárias que fosse realizado com mais calma e profundidade. Foi de última hora, em pleno feriado. O risco para a comunidade é enorme”, disse uma profissional de saúde local, que preferiu não se identificar.
Belo Horizonte continua com o maior número de casos confirmados e mortes. São 2.853 diagnósticos positivos da doença e 66 óbitos. Uberlândia, no Triângulo Mineiro, tem 1.354 casos e 31 mortes. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, 778 pessoas tiveram a doença diagnosticada e 38 morreram.
No estado, 9.710 casos estão em acompanhamento e 8.307 pessoas se recuperaram da COVID-19. Dos 853 municípios mineiros, 554 são atingidos pelo coronavírus.
Ouça na W Rádio Brasil:
Se não conseguir visualizar o artigo tente aqui.
Confira os destaques dos principais jornais do país:
Folha de São Paulo:
- Buemba! Buemba! Macaco Simão Urgente! E o que eu mais gostei do G20 foi o Biden na Amazônia! Leia mais (11/22/2024 – 19h09)
- O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, reuniu-se nesta sexta-feira (22) com economistas para discutir reformas necessárias para o Brasil crescer mais de 4% ao ano. Leia mais (11/22/2024 – […]
- De 15 a 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro, a Universidade Pluriétnica Indígena Aldeia Maraka'nã realizou o 4º Congresso Internacional da Rexistência Maraka'nã – Coirem, um evento […]
Gazeta do Povo:
- O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também negou a intenção de uma candidatura própria para marcar posição contra Motta e o Centrão.
- Ministro Gilmar Mendes estendeu o prazo de duração dos trabalhos sobre o marco temporal para 28 de fevereiro de 2025. Leia na Gazeta do Povo.
- A Operação Contragolpe, da Polícia Federal, freou o avanço do projeto de anisita aos presos do 8 de Janeiro, mas direita quer manter debate.
O Globo:
O Tempo:
A Microsoft lançou uma ferramenta que contabiliza em tempo real o número de casos confirmados, recuperados e fatais. Você pode acessar a ferramenta aqui