Popularmente dizem que o sorriso é uma porta de entrada, já que logo de cara ele pode dizer muito sobre uma pessoa, deixando boas ou más impressões. Por isso, muitas pessoas se preocupam em ter o sorriso perfeito, mas não sabem ao certo o que podem fazer para conquistá-lo.
Pensando nisso, Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, respondeu abaixo as principais dúvidas sobre saúde bucal para você sorrir sem medo. Veja:
1. Quantas vezes ao dia os dentes devem ser escovados?
A escovação deve ser feita no mínimo três vezes ao dia, sempre após as principais refeições, com escova de cerdas macias, arredondadas e cabeça pequena para não traumatizar gengiva, bochechas e língua e facilitar a limpeza dos dentes posteriores. É importante lembrar que a escova deve ser trocada a cada três meses ou quando ela começar a ficar com as cerdas desfiadas e/ou desgastadas, pois dessa forma, perde sua função.
2. O mau hálito pode ser evitado por meio de balas e chicletes?
“Essas guloseimas só disfarçam o problema, o que realmente evita o mau hálito é manter a boca sempre limpa”, explica a dentista da Odonto Empresas. “E para isso, é preciso escovar e passar o fio dental diariamente. Lembre-se: a higiene bucal é insubstituível”.
Veja também:
Quer dormir como um anjo? Veja alimentos que ajudam nisso
Ciclo de cinema exibe filmes brasileiros produzidos no ano de 1968
3. O dente do siso deve ser sempre extraído?
Para saber se deve ou não extrair o dente do siso, é necessário fazer uma avaliação rigorosa com o dentista. Algumas pessoas têm o espaço adequado e os dentes conseguem nascer normalmente, já outras possuem o siso mal posicionado, ou seja, no sentido incorreto para ele nascer na boca ou até mesmo sem espaço para o nascimento. “Na dúvida sobre qualquer assunto referente à saúde bucal, consulte o dentista”, aconselha a profissional.
4. O que é tártaro e como tratar?
Os restos de alimentos nos dentes formam a placa bacteriana, que com o passar do tempo, se não for retirada com a escovação e o fio dental, vai envelhecendo e se torna tártaro. De acordo com Rosane, não é possível remover com a higiene diária e é preciso procurar um especialista para o tratamento correto. Por isso, praticar diariamente a limpeza dos dentes é tão importante.
5. Uma alimentação saudável influencia na saúde bucal?
Sim, é fundamental alimentar-se de forma adequada, consumindo alimentos ricos em fibras e grãos, frutas, verduras e legumes. Evite alimentos açucarados e gordurosos. Eles podem provocar cáries e inflamação na gengiva.