A inteligência artificial (IA) é uma das tecnologias que mais prometem transformar a sociedade e os setores econômicos nos próximos anos.
Mas para que a IA possa evoluir e se aprimorar, ela depende da qualidade e da quantidade dos dados que são usados para treinar os modelos. E uma das principais fontes de dados disponíveis é a web pública, ou seja, o conjunto de informações que não estão protegidas por login ou senha.
No entanto, esse acesso aos dados públicos da web está sob ameaça, segundo um artigo publicado na revista Fortune. O autor, Or Lenchner, CEO da Bright Data, uma plataforma de coleta de dados da web, alerta que as grandes empresas de tecnologia estão tentando restringir o acesso aos dados que elas mesmas não possuem, mas que estão presentes na web pública.
Segundo ele, isso pode prejudicar o avanço da IA e limitar a sua aplicação para o bem social. Além disso, pode afetar negativamente as operações de diversas empresas e organizações sem fins lucrativos que dependem dos dados públicos da web para realizar suas missões.
Lenchner defende que o acesso aos dados públicos da web deve ser mantido transparente e democrático para todos, pois isso é fundamental para o desenvolvimento de uma IA alinhada com os interesses e as necessidades da humanidade.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!