Um adolescente dos EUA que sobreviveu ao impacto de um raio compartilhou o que sentiu, em um programa no canal ABC.
A 8 de agosto, Josiah Wiedman, de 13 anos, estava passeando com um amigo em um parque do Arizona quando foi atingido por um raio. A força do impacto lançou o menino três metros para o ar, o que provocou parada cardíaca. O adolescente podia ter morrido, mas um homem que passava por perto não perdeu tempo e fez a massagem cardíaca.
A seguir, o menino foi levado para o hospital. Josiah sofreu traumatismo craniano, queimaduras nas pernas e perda de memória de curta duração.
“Eu acordei no hospital três dias depois pensando que tinha simplesmente adormecido. Até não sabia que tinham se passado três dias. Só me lembro que ficou muito quente, e mais nada”, disse Josiah, comentando o incidente ao canal ABC.
Para o menino, seu skate, que ele segurava na mão durante o passeio, salvou a vida dele. Josiah está seguro que o skate dirigiu a maior parte da energia do raio para a terra. Porém, a mãe dele, pelo contrário, pensa que foi o skate que provocou o incidente, atraindo a eletricidade.
A carga de um raio é equivalente em média a cerca de um bilhão de joules, o que é bastante para alimentar uma lâmpada de 60 watts durante meio ano. Segundo uma série de avaliações, aproximadamente 90 por cento dos atingidos por raios sobrevivem, mas a maioria deles sofre queimaduras e problemas cardíacos, que ficam por toda a vida.