Um acordo entre os Correios e o Ministério do Trabalho está sendo discutido para que a emissão da Carteira do Trabalho possa ser feita nas agências dos Correios. Se tudo der certo, um projeto piloto será implantado primeiro no estado de São Paulo.
A ideia é descentralizar e agilizar o atendimento. Os Correios têm uma rede de agências que atingem todos os 5.570 municípios do país. Atualmente o cidadão consegue solicitar a Carteira de Trabalho nos mais de 2 mil e 100 postos do ministério, espalhados por todo o país.
Para solicitar é necessário apresentar um documento de identidade com foto, CPF e certidão de nascimento ou casamento e, em alguns postos, é necessário também apresentar uma foto 3 por 4 atualizada.
VEJA MAIS:
– Juiz determina que Sérgio Cabral deixe cela de isolamento em presídio no Rio
– Combate ao racismo e à violência marcará Dia da Mulher Afro-Latina-Americana
– Curta a página da W Rádio Brasil no Facebook!
Segundo o ministério, entre janeiro e maio de 2018 foram emitidas mais de 2 milhões de carteiras de trabalho, mais de 500 mil no estado de São Paulo.
Criada em 1932, a Carteira de Trabalho e Previdência Social é um documento obrigatório a quem deseja prestar algum tipo de serviço no Brasil. Ela garante ao trabalhador o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como o seguro-desemprego, benefícios previdenciários e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. Por Radioagência Nacional.