Rádio ao vivo
Últimas

Aloysio Nunes diz que negociações entre a UE e Mercosul são de interesse do Brasil

por

em

Em reunião em Montevidéu com os chanceleres de países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, disse à imprensa que independente do candidato eleito para presidente da Republica, o Brasil tem interesse em negociações entre a UE (União Européia) e o Mercosul.

“Corresponde a interesses objetivos da economia e da sociedade brasileira no sentido de nos tornarmos mais competitivos, mais integrados ao mundo”, disse ele.

“Não houve polêmicas em torno do tema Mercosul e União Europeia. Não foi algo conflitivo ao longo de uma campanha eleitoral”, completou.

A UE e o Mercosul vem discutindo desde 2000 questões a cerca de associações, mas com divergências nos setores tais como a industria automobilística e acesso ao mercado de produtos lácteos.

Esse foi o principal assunto na reunião de Montevidéu. Sem dar detalhes sobre as negociações, o presidente temporário do Mercosul, Rodolfo Nin Novoa, afirmou que as conversas avançam.

“É uma oportunidade muito boa para o Mercosul, mas também para a União Europeia. É uma oportunidade de multilateralismo”, afirmou Novoa.

O ministro das Relações Exteriores da Argentina, Jorge Faurie, acrescentou que as negociações integram “um longo e intenso processo”.

Fonte: Agência Brasil.

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: