Na manhã desta terça-feira (15), um apagão atingiu várias cidades do Brasil, causando transtornos e prejuízos para os consumidores.
Muitas pessoas relataram que tiveram equipamentos elétricos danificados pela falta de energia, como geladeiras, computadores, televisores e micro-ondas. Mas será que é possível pedir ressarcimento por esses danos? A resposta é sim, mas há alguns procedimentos que devem ser seguidos.
O primeiro passo é entrar em contato com a operadora de energia elétrica responsável pelo fornecimento na sua região. No caso do Paraná, a empresa é a Copel, que disponibiliza os seguintes canais de atendimento: site, aplicativo, telefone 0800 51 00 116 ou agências presenciais. O consumidor deve informar o número da unidade consumidora, o equipamento danificado, a data e o horário do ocorrido e um telefone para contato.
O prazo para fazer a solicitação de ressarcimento é de cinco anos a partir da data do dano. A Copel pode realizar uma inspeção no equipamento danificado para verificar se o problema foi causado pelo apagão. O resultado do pedido será comunicado em até 15 dias após a vistoria ou o registro da solicitação.
Se o pedido for aceito, o pagamento do ressarcimento ocorre em até 20 dias, a partir da data da aceitação. O valor pode ser pago em dinheiro, depósito bancário, crédito na fatura ou conserto ou substituição do equipamento.
Portanto, se você foi afetado pelo apagão e teve algum equipamento elétrico danificado, não deixe de pedir o seu ressarcimento junto à Copel. Você tem direito a esse benefício como consumidor e pode evitar maiores prejuízos.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!