Na manhã desta terça-feira (15), um apagão no Brasil atingiu várias cidades, causando transtornos e prejuízos para os consumidores.
Um problema na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) causou o apagão elétrico que atingiu pelo menos 18 estados e o Distrito Federal. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que a interrupção ocorreu devido à abertura da interligação Norte/Sudeste, às 8h31, e que as causas ainda estão sendo investigadas.
Segundo o ONS, o problema interrompeu a transmissão de 16 mil megawatts (MW) de carga, o que levou à falta de energia em estados do Norte, do Nordeste e do Sudeste.
A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já haviam sido restaurados. A equipe do Ministério de Minas e Energia (MME) está trabalhando para que a carga seja plenamente restabelecida o mais breve possível. O ministro Alexandre Silveira determinou a criação de uma sala de situação e acompanha o processo de retomada, bem como a apuração das causas do incidente.
O ministro está em Assunção, no Paraguai, onde acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na posse do novo presidente do Paraguai, Santiago Peña. Brasil e Paraguai compartilham a gestão da usina hidrelétrica de Itaipu, na fronteira entre os países.
O apagão elétrico é um dos maiores registrados no país nos últimos anos.
Muitas pessoas relataram que tiveram equipamentos elétricos danificados pela falta de energia, como geladeiras, computadores, televisores e micro-ondas.
Se você foi afetado pelo apagão e teve algum equipamento elétrico danificado, não deixe de pedir o seu ressarcimento junto à empresa de energia da sua cidade. Você tem direito a esse benefício como consumidor e pode evitar maiores prejuízos.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!