O presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu neste sábado (13) o pastor Andrew Brunson na Casa Branca, após o pastor ter sido libertado por um tribunal turco.
“Eu quero parabenizá-lo […]. Eu sei o que você passou […]. Não é uma situação fácil para a Turquia também”, disse Trump, sentado ao lado do pastor.
Mais uma vez, Trump agradeceu ao presidente turco por possibilitar o retorno do pastor depois de o religioso ter ficado preso foi preso na Turquia por dois anos.
Brunson chegou a rezar pelo presidente Trump na reunião, que foi transmitida por emissoras de televisão. O pastor afirmou que estava grato pelo presidente norte-americano ter lutado por ele. Ele também disse que amava a Turquia.
Brunson foi detido há três anos devido a supostos laços com o clérigo Fethullah Gülen, acusado pela Turquia de tramar o golpe militar que acabou frustrado em 2016.
O pastor foi libertado da prisão em julho, apenas para ser transferido para prisão domiciliar. Ele foi libertado na sexta-feira (12) depois que uma corte em Izmir decidiu que ele não precisava mais cumprir pena. Logo após a decisão, brunson embarcou em um avião para os Estados Unidos.