Um grupo de cientistas publicou um relatório dedicado às imagens de dois mundos extraterrestres recém-nascidos que orbitam a estrela PDS 70. A estrela PDS 70 fica a cerca de 370 anos-luz da Terra, sendo o segundo sistema multiplanetário que foi fotografado até hoje. O site Space.com revela os detalhes.
“É a primeira detecção inequívoca de um sistema de dois planetas talhando um espaço no disco”, lê-se no relatório do Instituto Científico do Telescópio Espacial em Baltimore.
A descoberta indica que planetas recém-formados causam pelo menos alguns dos espaços que os astrônomos haviam observado nos sistemas estelares jovens, considera o membro do grupo Julien Girard.
“Com instalações como o [rádio-observatório] ALMA, o [telescópio] Hubble ou os grandes telescópios ópticos terrestres com óptica adaptativa, nós vemos discos com anéis e espaços por todo lado. […] A questão em aberto tem sido, há planetas aí? Neste caso, a resposta é sim”, disse ele.
A estrela PDS 70 tem seis milhões de anos de idade. O disco dela apresenta um grande espaço que se estende de 3 bilhões de quilômetros até 6 bilhões de quilômetros da estrela.