Morreu, nesta terça-feira (26/12), no Rio de Janeiro, a atriz Aracy Cardoso. A global nos deixa aos 80 anos, após ficar um mês internada no Hospital São Lucas, em Copacabana, tratando de problemas de saúde.
A informação foi dada pela amiga Priscila Camargo, também atriz.
Aracy se tornou especialmente conhecida ao interpretar Zazá, babá dos filhos do professor Fábio (Nuno Leal Maia) em “A Gata Comeu” (1985), da Rede Globo.
Confira a sua trajetória:
Aracy Cardoso nasceu no Rio de Janeiro em 17 de junho de 1937. Atuou em 10 filmes e 30 telenovelas e fez participações em algumas minisséries.
Sua estreia na TV ocorreu em 1965, como protagonista, ao lado de Edson França na novela “A Indomável”, na TV Excelsior, uma adaptação de “A Megera Domada”, de Shakespeare.
Passou ainda pelas TVs Record e Tupi até se estabelecer na Globo, a partir de 1974, onde atuou, entre outras, nas novelas “Fogo Sobre Terra“, “Vejo a Lua no Céu“, “À Sombra dos Laranjais“, na década de 1970, “Água Viva“, “Final Feliz”, “Selva de Pedra” (o remake) e “Mandala“, na década de 1980, e “De Corpo e Alma” e “Pecado Capital” (o remake), na década de 1990.
“A Gata Comeu”, em que teve seu papel mais significativo, foi a 30ª “novela das seis” exibida pela emissora. A trama foi escrita por Ivani Ribeiro, com colaboração de Marilu Saldanha, e contou com a direção de Herval Rossano e José Carlos Pieri.
Seu último papel fixo na TV foi na novela “Dona Xepa“, o remake da Record, em 2013. Sua última aparição foi no início deste ano, em “Sol Nascente“, na Globo.
Relembre o tema de Zazá e Vicente em “A Gata Comeu”: