A estrela pornô japonesa, Sora Aoi, ao aparecer em um evento filantrópico de uma companhia chinesa vestindo um lenço vermelho – símbolo político no gigante asiático, provocou indignação do Partido Comunista da China.
A companhia de Xangai, que vende remédios para ereção, organizou um evento filantrópico para arrecadar dinheiro para estudantes pobres da província Yunnan. Convidada pela empresa, a profissional de entretenimento para o público adulto compareceu ao evento vestinda um lenço vermelho e uma blusa branca — traje típico dos Jovens Pioneiros, versão infantil dos comunistas chineses.
Os vídeos e fotos divulgados nas redes sociais irritaram os internautas chineses. Até mesmo a Liga da Juventude Comunista se indignou com a aparição da atriz e emitiu comunicado reprovando a empresa de “ignorar a lei e os bons costumes”.
“Jovens Pioneiros da China é uma organização infantil coordenada pelo Partido Comunista da China. Desde a criação, os pioneiros contribuíram significativamente para a revolução, constrição e reforma da China. O lenço vermelho é o símbolo do Movimento dos Pioneiros e dos Jovens Pioneiros da China. Ele simboliza a luta e as perdas dos heróis da revolução”, de acordo com comunicado publicado no site da organização.
A declaração sublinha que a “Lei de Proteção dos Heróis e Mártires da China” proíbe insultar e ironizar o patrimônio e a memória dos heróis da revolução.
“Esta empresa desconsidera a lei, desrespeita a ordem pública e os bons costumes e negligencia a moralidade e o simbolismo do lenço vermelho. Ela sujou a imagem da organização dos pioneiros. Nós condenamos a atitude muito seriamente”, diz a declaração.
Depois de a declaração surgir, a companhia se desculpou pelo uso inapropriado do lenço e por ter ferido os sentimentos do povo chinês.