Uma baleia cachalote foi encontrada morta em uma praia no centro da Indonésia com quase 6 quilos de resíduos de plástico em seu estômago.
Autoridades locais disseram que a carcaça podre de 9,5 metros de comprimento, foi encontrada na segunda-feira (19), em uma pequena ilha no Parque Nacional de Wakatobi, um parque nacional marinho no sudeste de Sulawesi.
Uma equipe da Academia Comunitária de Marinha e Pesca de Wakatobi encontrou mais de 115 copos de plástico, quatro garrafas de plástico, dois chinelos, um saco de náilon contendo mais de 1.000 pedaços de barbante e outros restos de plástico em seu estômago.
Putu Liza Mustika, coordenador da organização não-governamental Whale Stranding Indonesia, disse que a baleia parecia magra e suspeitava que os fragmentos de plástico contribuíram para sua morte.
Jenna Jambeck, pesquisadora da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, que estuda lixo marinho de plástico, disse em pesquisa publicada na revista Science em 2015, que a Indonésia era o segundo maior poluidor de plástico do mundo depois da China.
De acordo com Jambeck, a Indonésia produz 3,2 milhões de toneladas de detritos plásticos mal administrados a cada ano, dos quais 1,29 milhões de toneladas acabam no oceano.
Sobat, seekor Paus Sperma (Physeter macrocephalus) terdampar di Pulau Kapota, Wakatobi dlm kondisi sdh membusuk (18/11). Kondisi paus saat ditemukan tdk baik & bagian tubuhnya sdh tdk lengkap. Pihak berwenang tdk bisa melakukan nekropsi u/ mengetahui penyebab kematian paus tsb. pic.twitter.com/O1ywAr7hbD
— WWF-Indonesia (@WWF_ID) November 19, 2018