O Bando dos Brics é o nome popular para o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), uma instituição financeira criada em 2014 pelos países do bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
O objetivo do banco é financiar projetos de desenvolvimento e infraestrutura nos países membros e em outras nações emergentes.
A ex-presidente Dilma Rousseff foi confirmada como a nova presidente do banco em março de 2023, por indicação do governo Lula.
O banco dos Brics é importante para o Brasil porque ele oferece uma alternativa de financiamento para projetos de infraestrutura e desenvolvimento no país, além de fortalecer a cooperação econômica, política, científica e de saúde com os demais países do bloco.
O Brasil também se beneficia do comércio com os Brics, especialmente no setor do agronegócio, que exporta 34,5% da sua produção para esses países.
Além disso, o banco dos Brics representa uma oportunidade de ampliar a voz e a influência do Brasil no cenário internacional.
Alguns dos desafios do banco dos Brics são:
- Aumentar o comércio entre os países do bloco em um contexto global de protecionismo e disputas comerciais.
- Avançar em projetos voltados ao financiamento do desenvolvimento, especialmente em áreas como energia, transporte, saneamento e meio ambiente.
- Liberar os recursos de forma consistente e eficiente, cumprindo as metas e os prazos estabelecidos na estratégia geral do banco.
- Lidar com as tensões geopolíticas e os interesses divergentes entre os países do bloco, especialmente em relação à China.
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]