A taxa de juros é a taxa básica de juros da economia brasileira, que é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC).
A taxa de juros atual é de 13,75% ao ano e está nesse patamar desde agosto de 2022.
O BC decidiu manter a taxa nesse nível para conter a inflação, que está acima da meta estabelecida pelo governo. A decisão foi unânime e era esperada pelo mercado financeiro.
A taxa de juros afeta a economia de várias formas. Alguns dos principais efeitos são:
- A taxa de juros influencia o custo e a disponibilidade do crédito para consumidores e empresas. Quanto maior a taxa de juros, mais caro fica pedir dinheiro emprestado ou usar o cartão de crédito. Isso tende a desestimular o consumo e o investimento, reduzindo a demanda por bens e serviços na economia.
- A taxa de juros também afeta a poupança das pessoas. Quanto maior a taxa de juros, mais atrativo fica guardar dinheiro em aplicações financeiras que rendem juros. Isso também tende a diminuir o consumo e aumentar a oferta de recursos para financiar projetos produtivos.
- A taxa de juros pode afetar o crescimento econômico, pois depende do equilíbrio entre consumo, investimento, poupança e crédito. Se a taxa de juros for muito alta, pode haver uma queda na atividade econômica e no emprego. Se for muito baixa, pode haver um aumento excessivo da demanda e da inflação.
Você pode se beneficiar da taxa de juros de diferentes formas, dependendo do seu perfil de investidor e dos seus objetivos financeiros. Algumas das possibilidades são:
- Se você tem dívidas ou pretende fazer um financiamento, pode aproveitar as taxas de juros mais baixas para renegociar suas parcelas ou obter melhores condições de crédito.
- Se você tem dinheiro para investir, pode escolher entre diferentes tipos de aplicações que se beneficiam das taxas de juros mais altas ou mais baixas. Por exemplo, os investimentos de renda fixa pós-fixada rendem mais quando a taxa Selic sobe; os investimentos de renda fixa prefixada ou atrelados à inflação se valorizam quando a taxa Selic cai; e os investimentos de renda variável tendem a ter melhor desempenho quando a taxa Selic está em um nível moderado.
- Se você quer diversificar sua carteira, pode investir em fundos internacionais que se beneficiam da diferença entre as taxas de juros do Brasil e dos outros países. Por exemplo, quando a taxa de juros no Brasil sobe e nos Estados Unidos cai, o real tende a se valorizar em relação ao dólar, o que favorece os fundos que aplicam em ativos estrangeiros
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]