Você já imaginou como seria postar uma foto sua escalando o Monte Everest, nadando com tubarões ou voando em um balão?
Pois é, isso é possível com o BeFake, uma rede social que usa inteligência artificial para gerar fotos falsas e criativas.
O BeFake é um aplicativo criado pelos estúdios Alias Technologies Inc, que encoraja as trocas sociais a partir de fotos geradas por inteligência artificial. A descrição do aplicativo já deixa claro: a ideia é explorar as potencialidades da IA para estimular a criatividade.
O aplicativo funciona exatamente da mesma forma que o BeReal, uma rede social que estimula a honestidade radical: os usuários devem postar fotos sem qualquer edição e em tempo real, mostrando exatamente aquilo que estão fazendo. Porém, no BeFake, você não vai exibir exatamente o que está fazendo. Ao contrário: a proposta é usar o gerador de inteligência artificial para criar algo mais louco quanto for possível. Isso já fica bem explícito no slogan do app: “Por que ser real quando é divertido ‘ser falso’?”
O BeFake traz em sua configuração alguns prompts (comandos para a geração de uma IA) prontos, mas você pode também inserir os seus. Esta é a verdadeira graça: estimular que você elabore as formas mais imaginativas de alterar e criar as suas imagens. Depois de você tirar uma foto com o celular, tem 20 minutos para utilizar a IA para modificar a sua foto até postá-la em seu feed nesta rede social.
O BeFake também permite que se use a rede anonimamente, postando as próprias fotos sem se identificar. O aplicativo levantou US$ 3 milhões em financiamento no estágio seed, liderado pela Khosla Ventures. A rodada foi encerrada em abril de 2022, mas ainda não havia sido divulgada.
O BeFake é uma rede social que desafia a convencionalidade e oferece uma alternativa refrescante à realidade que se retrata nas plataformas de redes sociais existentes. A aplicação, já disponível na App Store e Google Play, permite aos usuários amplificar sua presença nas redes sociais liberando sua imaginação.