Uma equipe de pesquisadores da Michigan State University’s College of Veterinary Medicinefez uma descoberta que pode ter implicações para estratégias de edição genética terapêutica, diagnósticos e terapias de câncer e outros avanços em biotecnologia.
A descoberta é sobre um grande complexo de proteínas chamado DNA-PK que inicia o processo de reparo do DNA.
Os pesquisadores caracterizaram dois tipos diferentes de DNA-PK, cada um com um papel específico no reparo do DNA que não pode ser assumido pelo outro.
O DNA-PK funciona em diferentes contextos em que o DNA é danificado ou precisa ser modificado. Alguns exemplos são:
– Quando o DNA sofre quebras de dupla fita (DSBs), que são cortes nas duas fitas do DNA. O DNA-PK ajuda a reparar essas quebras por um processo chamado junção de extremidades não homólogas (NHEJ).
– Quando o DNA é danificado por agentes químicos ou radiação. O DNA-PK pode ser um alvo terapêutico para aumentar a eficácia desses agentes em células cancerosas.
– Quando o DNA é replicado durante a divisão celular. O DNA-PK participa da resposta ao estresse de replicação, que é uma forma de proteger o DNA de erros ou instabilidades durante a cópia.
– Quando o DNA precisa ser editado para fins terapêuticos ou industriais. O DNA-PK pode ser manipulado para alterar a expressão ou a função de genes específicos.
Essa descoberta pode melhorar a biotecnologia porque pode ajudar a entender como o DNA-PK funciona em diferentes contextos e como ele pode ser manipulado para fins terapêuticos ou industriais.
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- Do tratamento comprovado à busca pelo antienvelhecimento: As duas faces da oxigenoterapia hiperbáricaEnquanto evidências robustas validam a oxigenoterapia hiperbárica em condições críticas, a expansão para tratamentos de rejuvenescimento e perda de peso – impulsionada por relatos anedóticos e divulgação irresponsável por médicos e influenciadores – gera controvérsias que colocam a segurança dos pacientes em risco.
- O ano mais quente da história acende alerta global para a crise climáticaTemperatura recorde antecipa previsões e exige ações urgentes para conter o aquecimento global.
- Robô desenvolvido na China atinge a velocidade de Usain BoltChamado de Black Panther 2.0, robô é considerado uma revolução na robótica que supera limites humanos
- A crise da solidão entre idosos e como combater o isolamentoPesquisas revelam como a sensação de inutilidade e isolamento afetam a saúde dos idosos, destacando a necessidade de conexões significativas para uma vida mais longa e feliz.
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]