Rádio ao vivo
Últimas

Brasil é o 49º país mais democrático do mundo, segundo ranking

por

em

Uma pesquisa, realizada em 165 nações pela empresa de pesquisas “The Economist Intelligence Unit”, revelou que 89 países apresentaram queda em seu índice democrático, em comparação a 2016. Apenas 27 tiveram melhora, enquanto o restante permaneceu estagnado.

Para a elaboração do ranking, os países foram avaliados em uma escala de 0 a 10, com base em critérios como liberdades civis, processo eleitoral, pluralismo, funcionalidade do governo, participação política e cultura política.

Com índice de 6,86, o Brasil ocupa a 49ª posição do ranking. O pior critério do país foi o de cultura política, pelo qual recebeu nota 5.

Já o primeiro lugar ficou com a Noruega, considerada a melhor democracia do mundo, com nota 9,87. Dois outros países do norte da Europa, Islândia e Suécia, vêm em seguida, com notas 9,58 e 9,39, respectivamente.

No estudo do ano passado, os Estados Unidos foram rebaixados de “democracia completa” para “democracia falha” e, nesta edição, ficou em 21º lugar, com nota 7,98. Sem surpresa, a Coreia do Norte em seu regime autoritário ocupa a última posição do ranking, com nota 1,08. Chade e Síria completam o Top 3 dos menos democráticos.

Não perca nenhuma postagem! Assine nossa Newsletter: