O Brasil foi um dos países mais afetados pelos ataques hackers em 2023, segundo um relatório divulgado pela IBM.
De acordo com o estudo, os ataques cibernéticos custaram em média R$ 6,2 milhões ao país, um aumento de 12% em relação ao ano anterior .
Os ataques hackers são ações maliciosas que visam invadir, danificar ou roubar dados de sistemas informatizados, como computadores, celulares ou redes. Eles podem causar prejuízos financeiros, perda de reputação, vazamento de informações confidenciais ou até mesmo paralisação de serviços essenciais.
No entanto, o relatório da IBM também aponta que a Inteligência Artificial (IA) e a automação foram fatores que ajudaram a reduzir o tempo e o custo das violações de dados nas organizações brasileiras. A IA é a capacidade de máquinas ou programas de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana, como reconhecer imagens, compreender linguagem ou tomar decisões. A automação é o uso de tecnologias para executar processos sem intervenção humana.
Segundo o relatório, as empresas brasileiras que utilizaram IA e automação para detectar e responder aos ataques hackers conseguiram economizar cerca de R$ 1 milhão e reduzir em 76 dias o tempo médio para resolver as violações de dados.
A IBM é uma das empresas líderes no desenvolvimento e na aplicação de IA e automação para a segurança cibernética. A empresa anunciou recentemente a abertura de um novo Centro de Operações de Segurança (SOC) no Brasil, que irá fornecer serviços proativos de detecção e resposta a ameaças cibernéticas para clientes locais e regionais.
O novo SOC da IBM no Brasil faz parte de uma rede global de mais de 20 centros que monitoram bilhões de eventos de segurança por dia. O centro utiliza as soluções de IA e automação da IBM, como o Watson, para analisar e priorizar as ameaças, bem como recomendar ações para mitigá-las.
O diretor de segurança da IBM Brasil, João Rocha, afirmou que o novo SOC irá contribuir para aumentar a resiliência das organizações brasileiras diante dos ataques hackers. “A segurança cibernética é um desafio constante para as empresas, que precisam se adaptar às mudanças no cenário de ameaças e às novas regulamentações. Com o novo SOC, queremos oferecer aos nossos clientes uma solução integrada e inteligente, que combine tecnologia, processos e pessoas para proteger seus dados e seus negócios”, disse.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!