A empresa japonesa Bridgestone demite 600 funcionários e transfere a fabricação de pneus para carros de passeio para a Bahia.
A crise na indústria automobilística do ABC Paulista continua. Depois do fechamento das fábricas da Ford e da Toyota em São Bernardo do Campo, agora foi a vez da Bridgestone anunciar o fim da produção de pneus para carros de passeio na sua unidade em Santo André. A decisão afeta 600 dos 3,4 mil funcionários da empresa, que serão demitidos até o final do ano.
Segundo a Bridgestone, a medida faz parte de um processo de avaliação do mercado e de otimização do portfólio. A fábrica de Santo André passará a se concentrar na produção de pneus para caminhões, tratores e veículos off-road, além do Firestone Airide, que são molas pneumáticas. A produção de pneus para carros de passeio e de caminhonetes será transferida para a fábrica da marca em Camaçari, na Bahia.
A empresa não informou se haverá contratações na unidade baiana. Em nota, a Bridgestone afirmou que está trabalhando junto ao sindicato e aos empregados para reduzir o impacto das demissões. A empresa também disse que segue comprometida com o Brasil e com os seus clientes.
O ABC Paulista é reconhecido desde os anos 1950 por sua indústria automobilística, mas enfrenta um período difícil desde 2019. Naquele ano, a Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo, onde eram produzidos caminhões e o hatch Fiesta. Em abril de 2022, a Toyota encerrou as operações de sua fábrica em São Bernardo, a primeira da marca fora do Japão.
Em setembro de 2022, a Mercedes-Benz implementou um programa de demissão voluntária na fábrica de caminhões em São Bernardo. Cerca de 1,5 mil funcionários aderiram. Além dessas unidades, o ABC Paulista também tem fábricas da Volkswagen e da Scania em São Bernardo do Campo e da Chevrolet em São Caetano do Sul – sem contar os inúmeros fornecedores, como a Bridgestone e a Pirelli, que instalaram unidades na região.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!