O CEO da OpenAI, Sam Altman, não é contra a mudança – ele ajudou a iniciar a atual corrida da inteligência artificial com o chatbot ChatGPT, ameaçando transformar várias indústrias – mas ele ainda acha que as startups são mais eficazes quando os funcionários trabalham juntos em um escritório.
A ideia de que o trabalho remoto se tornaria a norma já foi e voltou, ele disse esta semana em um bate-papo em San Francisco organizado pela empresa de fintech Stripe.
“Eu acho que definitivamente um dos piores erros da indústria de tecnologia em muito tempo foi que todo mundo poderia ir para o remoto para sempre, e as startups não precisavam estar juntas”, disse ele aos participantes. “Não haveria perda de criatividade. Eu diria que o experimento sobre isso acabou, e a tecnologia ainda não é boa o suficiente para que as pessoas possam ser remotas para sempre, especialmente em startups”.
Ele não está sozinho em sua avaliação. Muitos CEOs têm exigido que os funcionários remotos passem mais tempo no escritório, entre eles Bob Iger na Disney, Howard Schultz na Starbucks e Robert Thomson na News Corp. Durante a pandemia, o trabalho remoto ou um cronograma de trabalho híbrido era a única opção para muitos trabalhadores de escritório – e muitos passaram a preferir isso a estar no escritório todos os dias úteis.
Altman disse que aconselharia as startups contra o trabalho remoto porque pode criar confusão. Ele observou que “quanto mais incerto e inicial o produto é, mais tempo presencial a equipe precisa para trabalhar junto”.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!