O churrasco neste Carnaval está mais que garantido. Segundo uma pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercados), tanto a picanha quanto a cerveja, dois itens básicos do tradicional churrasco brasileiro, estão mais baratos em comparação com o carnaval do ano passado.
A queda no valor da cerveja é resultado da concorrência. As novas marcas colocaram uma necessidade de adequação das marcas tradicionais, mantendo o ou reduzindo o preço das cervejas. Além das marcas tradicionais, o crescimento dos rótulos “premium” também contribuiu para uma redução no preço como um todo.
No caso da carne, a queda de preço já vinha sendo registrada ao longo de 2018. Segundo aponta a pesquisa, essa queda se deve pelo fato da economia estar em ritmo lento. Com o desemprego ainda alto, o quarteto filé-mignon, contrafilé, alcatra e picanha está com preço menor por causa da queda do consumo.
Vale lembrar que para não ficar no prejuízo, o consumidor precisa pesquisar. As dicas são comparar os preços em mercados e fazer as contas antes de fechar a compra de uma grande quantidade. Até porque outros itens do churrasco, como a cebola, estão em alta.