A inteligência artificial (IA) generativa é uma tecnologia capaz de criar conteúdo indistinguível da produção humana, como textos, imagens, vídeos e áudios.
Um exemplo de IA generativa é o ChatGPT, um sistema desenvolvido pela OpenAI que usa um grande modelo de linguagem de máquina (LLM) para gerar respostas coerentes e relevantes a partir de uma entrada de texto.
O ChatGPT tem aplicações potenciais em diversos setores, como educação, entretenimento, comunicação e marketing. Porém, essa tecnologia também pode trazer desafios e riscos para o mercado de trabalho, pois pode substituir algumas tarefas que hoje são realizadas por humanos.
Segundo uma pesquisa do Goldman Sachs, publicada na Folha de S.Paulo , a IA generativa pode provocar a automação de um quarto do trabalho realizado nos Estados Unidos e na zona do euro, expondo à automação o equivalente a 300 milhões de trabalhadores em tempo integral nas grandes economias. Advogados e funcionários administrativos estariam entre os mais vulneráveis a essa mudança.
A pesquisa também aponta que a IA generativa pode aumentar o produto interno bruto global anual em 7% num período de dez anos, ao desencadear um boom de produtividade. Além disso, a maioria dos trabalhadores teria menos da metade de sua carga de trabalho automatizada e poderia se dedicar a atividades mais criativas e estratégicas.
Portanto, a IA generativa é uma tecnologia promissora, mas que requer atenção e regulação para evitar impactos negativos na sociedade e na economia. O ChatGPT é uma das ferramentas que podem revolucionar o mercado de trabalho e mudar a forma como nos comunicamos e interagimos com as máquinas.
Fonte: Folha de S.Paulo
Este texto foi gerado com o uso de ferramentas de inteligência artificial. Viu algum erro? Avise!
Gosta do nosso conteúdo?
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]