A fornecedora americana de chips Qualcomm anunciou na segunda-feira (10) que conseguiu uma liminar de um tribunal chinês para proibir a importação e venda de vários modelos de iPhone na China, devido a violações de patentes.
A ordem preliminar afeta todos os modelos do iPhone, desde o iPhone 6S até o iPhone X, que são vendidos com versões mais antigas do sistema operacional iOS da Apple.
Os modelos específicos são o iPhone 6S, o iPhone 6S Plus, o iPhone 7, o iPhone 7 Plus, o iPhone 8, o iPhone 8 Plus e o iPhone X.
Em comunicado, a Apple informou que seus iPhones permanecerão à venda no país com novos softwares.
Como as patentes dizem respeito ao software, a Apple pode fazer alterações em seu software para evitar as patentes e ainda conseguir vender seus telefones.
A Qualcomm, maior fornecedora de chips para telefones móveis do mundo, apresentou inicialmente seu pedido na China no final de 2017.
A decisão veio da Corte Popular Intermediária de Fuzhou, na China, a mesma corte que no início do ano proibiu a importação de alguns chips da Micron Technology Inc para a China.
O tribunal considerou que a Apple havia violado duas das patentes de software da Qualcomm por redimensionar fotografias e gerenciar aplicativos em uma tela sensível ao toque.
“A Apple continua se beneficiando de nossa propriedade intelectual enquanto se recusa a nos compensar”, disse Don Rosenberg, conselheiro geral da Qualcomm em um comunicado.
Em um comunicado, a Apple disse que todos os modelos do iPhone permanecerão disponíveis para seus clientes na China. Os novos iPhones usam a última versão do sistema operacional iOS 12.