Um ciclone extratropical é o nome de um fenômeno meteorológico que está causando fortes chuvas e ventos em parte do Brasil nesta semana.
Um ciclone extratropical é um tipo de ciclone, ou seja, um sistema de baixa pressão atmosférica que gira em torno de um centro. Ele se forma fora das regiões tropicais, geralmente entre o Rio Grande do Sul e Argentina e Uruguai, e obtém sua energia das diferenças de temperatura e de ponto de orvalho entre as massas de ar. Ele gira em sentido horário no Hemisfério Sul e pode causar chuvas, ventania, granizo, geada e maré de tempestade.
O ciclone extratropical que está atuando no Brasil se formou entre os estados de Santa Catarina e São Paulo, próximo à costa atlântica. Ele está afetando principalmente os estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, com os efeitos mais fortes entre 12 e 13 de julho. A previsão é de que o vento alcance 100 km/h no sul do país e as ondas cheguem a quatro metros de altura no litoral. Há risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e danos na rede elétrica.
Por isso, é importante seguir as recomendações da Defesa Civil e evitar atividades marítimas. Se você mora em uma das regiões afetadas pelo ciclone extratropical, fique atento aos alertas meteorológicos e procure um abrigo seguro em caso de emergência.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!