Ciclones tropicais são sistemas de tempestades que se originam em zonas de baixa pressão atmosférica sobre os oceanos tropicais ou subtropicais.
Eles são caracterizados por um centro de baixa pressão cercado por nuvens e trovoadas que produzem ventos fortes e chuvas intensas. Os ciclones tropicais se alimentam do calor liberado quando o ar úmido sobe e se condensa, formando nuvens.
Os ciclones tropicais podem causar diversos impactos nas áreas costeiras e no interior, como danos materiais, inundações, deslizamentos de terra, ondas altas e erosão. Eles também podem aliviar a seca e transportar calor e energia para fora dos trópicos, contribuindo para a circulação atmosférica global.
Para se formar um ciclone tropical, são necessárias algumas condições favoráveis, como:
- Água do mar com temperatura superior a 26°C até uma profundidade de pelo menos 50 metros;
- Umidade relativa do ar elevada nas camadas baixas e médias da atmosfera;
- Distúrbios de baixa pressão pré-existentes, como ondas tropicais ou depressões;
- Força de Coriolis suficiente para induzir a rotação do sistema;
- Ausência de ventos fortes em altitudes diferentes, que podem dispersar o sistema.
Os ciclones tropicais podem se intensificar e atingir diferentes categorias, de acordo com a velocidade dos ventos. No Brasil, eles recebem nomes diferentes conforme o tipo e a intensidade:
- Depressão tropical: ventos entre 63 e 118 km/h;
- Tempestade tropical: ventos entre 119 e 153 km/h;
- Furacão: ventos acima de 154 km/h;
- Ciclone subtropical: sistema híbrido entre ciclone tropical e extratropical, com ventos entre 63 e 118 km/h;
- Ciclone extratropical: sistema de baixa pressão que se forma em latitudes médias ou altas, com ventos entre 63 e 118 km/h.
Os ciclones tropicais são monitorados por centros meteorológicos especializados, que emitem alertas e previsões sobre sua trajetória e intensidade. Algumas medidas de prevenção e proteção podem ser adotadas pelas autoridades e pela população para reduzir os riscos e os danos causados por esses fenômenos.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!