Você já recebeu um e-mail dizendo que há erros na sua declaração do imposto de renda e que você precisa corrigi-los por meio de um link? Cuidado, isso pode ser um golpe!
A Receita Federal alertou que criminosos estão enviando mensagens falsas para os contribuintes, aproveitando o período de entrega da declaração do IR, que termina na quarta-feira (31).
O objetivo dos golpistas é roubar informações fiscais e pessoais das vítimas, que podem ser usadas para fraudes e extorsões.
Para não cair nessa armadilha, é preciso ficar atento a alguns sinais:
- A Receita Federal não envia e-mails ou mensagens de texto pedindo que eventuais erros na declaração sejam corrigidos por meio de links.
- Os e-mails falsos costumam ter erros de português, imagens de baixa qualidade e remetentes suspeitos.
- Os links maliciosos podem levar a sites que pedem dados como CPF, senha e número de cartão de crédito, ou que instalam vírus no computador ou celular.
Se você receber um e-mail desse tipo, não abra nem responda. Apague imediatamente da sua caixa de entrada.
Se você tiver dúvidas sobre a sua declaração do IR, acesse o site oficial da Receita Federal (www.gov.br/receitafederal) ou o portal e-CAC (https://cav.receita.fazenda.gov.br/), onde você pode consultar o extrato da sua declaração e verificar se há pendências ou inconsistências.
Lembre-se: a melhor forma de evitar cair em golpes é se informar e se proteger.
Gosta do nosso conteúdo?
Este texto foi gerado com o auxílio de ferramentas de IA. Viu algum erro? Avise!