Não se preocupe se você quer começar a investir mas não tem muito dinheiro sobrando.
Investir pode parecer difícil quando você tem um orçamento apertado, mas existem maneiras de fazer seu dinheiro render mais. Antes de começar a investir, os especialistas financeiros recomendam que você organize suas finanças básicas, como pagar dívidas de alto juro, reduzir despesas e construir uma reserva de emergência. Depois disso, você pode aproveitar as oportunidades de investimento que se adequam ao seu perfil e objetivos.
Uma opção é participar do plano de aposentadoria oferecido pelo seu empregador, especialmente se houver uma contribuição combinada. Isso significa que seu empregador irá igualar uma parte do que você economiza para sua aposentadoria. Outra opção é comprar fundos negociados em bolsa (ETFs) sem comissão, que são coleções de ações ou títulos que seguem um índice específico. Eles têm taxas baixas e podem ser comprados por meio de plataformas online ou corretoras.
Você também pode usar aplicativos ou serviços online que permitem investir seu troco ou pequenas quantias regularmente. Por exemplo, alguns aplicativos arredondam suas compras e investem a diferença em um portfólio diversificado. Outros serviços permitem que você invista em metas específicas, como comprar uma casa ou viajar.
O importante é começar o quanto antes e ser consistente com seus investimentos. Mesmo pequenas quantias podem crescer ao longo do tempo se forem bem investidas e reinvestidas.
Apoie o jornalismo independente no Brasil
Veja também:
- A nova era dos computadores quânticosOs computadores quânticos, famosos por prometerem resolver problemas impossíveis para computadores tradicionais, enfrentam um grande desafio: os erros.
- Mortalidade por doença de Chagas na Bahia supera a média nacionalA pesquisa, realizada entre 2008 e 2018, apontou que a Bahia possui uma das taxas de mortalidade mais altas do Brasil, com uma média de 5,33 óbitos por 100 mil habitantes, superando a média nacional.
- Como os substitutos de carne à base de plantas recriam o sabor e a textura da carneVocê já experimentou um hambúrguer à base de plantas e ficou impressionado com o quanto ele se parecia com a carne de verdade?
- Comunicação comunitária ajuda a melhorar a saúde em favelas, aponta pesquisa da FiocruzVocê já pensou que a comunicação pode ajudar a melhorar a saúde de quem vive nas favelas? Uma pesquisa da Fiocruz, em parceria com comunicadores populares, mostrou que sim!
Ouça a nova edição do Boletim Brasil:
[spreaker type=player resource=”show_id=4878290″ width=”100%” height=”350px” theme=”light” playlist=”show” playlist-continuous=”false” autoplay=”false” live-autoplay=”false” chapters-image=”true” episode-image-position=”right” hide-logo=”false” hide-likes=”false” hide-comments=”false” hide-sharing=”false” hide-download=”true”]